segunda-feira, 8 de março de 2010

ETAPAS - PEDRA SABÃO


Abaixo descrevo, resumidamente, as etapas da criação e execução das minhas esculturas em pedra.

- Escolho um projeto do meu arquivo que já tenha desenhado ou faço um novo, de algo que me chame a atenção no momento. Também posso definir um elemento para fazer parte de uma série que estou compondo, com títulos e formas semelhantes, ou ainda, receber uma encomenda.




- Sempre levo em conta o formato da pedra e o seu tamanho.



- Logo após esta etapa, construo o elemento em argila. Ele será meu modelo, meu guia em 3D. É bem simplificado, porém eficiente. O modelo é eliminado depois (reciclado).


- Só então trabalho com a pedra, riscando os locais de desbastes principais e iniciando a talha direta.



-Finalmente a pedra adquire o formato e acabamento que eu previ, não sem alguns ajustes em função de suas características.

- Hora de lixar muito, muito, muito, para um acabamento com qualidade.


- Esta finalização acontece com lixas de reboco e lixas d'água. O toque final, para garantir o brilho, é feito com a aplicação de uma fina camada de cera.





Nenhum comentário:

Postar um comentário

 

Contador Grátis
Contador Grátis